AGENDA

Eventos Programados



Eventos Realizados

Nome:Seminário Internacional Bibliotecas Científicas: história, historiografia e formação de acervos

Local:Rua General Bruce, 586 | Bairro Imperial de São Cristóvão | Rio de Janeiro CEP: 20.921-030 |

Data:07/11/2012

Descrição:

Objetivo
Estreitar o diálogo entre historiadores e bibliotecários por meio da reflexão e debate das questões relacionadas com a biblioteca e livro científicos.

http://www.mast.br/historia_da_ciencia_eventos.html


Nome:3º CONGRESSO INTERNACIONAL DO PRONEX DIMENSÕES E FRONTEIRAS DO ESTADO BRASILEIRO NO SÉCULO XIX

Local:UERJ -Auditório 71, bloco F.

Data:05/11/2012

Descrição:

 

Programação do evento:

userfiles/3 congresso internacional pronex _folder frente(3).pdf

userfiles/3 congresso internacional_folder interno_pdf (1).pdf

Ficha de inscrição:

userfiles/Ficha de inscrição_3 congresso internacional pronex(1) (1).doc

 

 

 

 


Nome:Estado y guerras civiles en Colombia, 1839-1902

Local:UERJ. Sala 9006, bloco A, 9º Andar. Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã, Rio de Janeiro.

Data:21/11/2012

Descrição:


 

 


Palestra com o Professor Luiz Javier Ortiz Mesa, Professor Titular do Departamento de História da Universidad Nacional de Colombia, Sede Medellín


Nome:Simpósio Temático (38) da ANPUH: Dimensões e Fronteiras do Estado Brasileiro no Século XIX

Local:XXVII Simpósio Nacional de História da ANPUH, UFRN, Natal, RN, Brasil.

Data:22/07/2013

Descrição:

Abertas as inscrições para seleção de trabalhos para o Simpósio Temático da ANPUH: DImensões e Fronteiras do Estado Brasileiro no Século XIX.

LInk para informações/inscrições: http://www.snh2013.anpuh.org/simposio/view?ID_SIMPOSIO=1157

Resumo: Dando continuidade a dois projetos anteriores desenvolvidos sob os auspícios do Centro de Estudos do Oitocentos e financiados pelo PRONEX, a presente proposta de Simpósio Temático é destinada a reunir trabalhos que versem sobre o Estado brasileiro no século XIX. Este é aqui compreendido sob perspectiva multifacetada, interrelacional e dinâmica, abarcando diversas esferas ou circunscrições, de âmbito não só político, burocrático e geográfico, como também social, cultural e econômico, intimamente vinculadas ao desenvolvimento da cidadania e à construção da nação brasileira. O foco, portanto, está não simplesmente no Estado, mas em suas dimensões e fronteiras (reais e simbólicas). Serão aceitos trabalhos concluídos ou em estágio avançado de elaboração, que estejam relacionados com o tema em questão. Destacamos ainda que das propostas anteriores, resultaram duas publicações, sendo a mais recente (Dimensões Políticas do Império do Brasil (Rio de Janeiro, ContraCapa, 2012) e outra encontra-se no prelo.

 

 

Justificativa: O tema da construção do Estado brasileiro – de longa e controversa tradição nos campos da História e das Ciências Sociais – vem sendo recentemente revisitado por trabalhos acadêmicos que o concebem não mais como entidade a-histórica, agente demiúrgico ou instrumento de classe, e tampouco em termos da velha dicotomia entre sociedade e Estado, e sim enquanto lugar de convergência de disputas, negociações, conflitos e anseios diversos. Trata-se não propriamente de negar, mas de superar a perspectiva que vê o Estado como vetor privilegiado das políticas públicas, agindo, de cima para baixo, sobre o conjunto da sociedade. Para além da face interventora do Estado, um caminho mais promissor de análise vem sendo o que o compreende como um agente político entre outros, permeável às pressões sociais. Isto significa dizer que a agenda política e as ações do governo correspondiam, muitas vezes, a demandas impostas pelos setores diversos da sociedade; que as políticas públicas atendiam também ao movimento inverso, de baixo para cima, expressando problemas colocados, por exemplo, pela imprensa, pelos movimentos de rua, pelas relações escravistas, pelas organizações que representavam certos grupos de interesse ou ainda por uma imputada opinião pública. O presente Simpósio Temático pretende, portanto, ser um fórum de debates para pesquisadores interessados em abordar tais questões.


Rua São Francisco Xavier, nº 524, 9º andar, sala 9024, Bloco B. CEP: 20550-013. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

UERJ FAPERJ CNPQ capes

GRUPO DE PESQUISA
CERTIFICADO PELO CNPq

Redes História - Todos os direitos reservados 2011.

Virtual