Apresentação

O Laboratório Redes de Poder e Relações Culturais está vinculado ao Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Seu perfil é interinstitucional e internacional, pois reúne pesquisadores de universidades e instituições brasileiras de ensino e de pesquisa, bem como mantém convênios e interfaces com entidades estrangeiras.
Coordenado pelas professoras doutoras Lúcia Maria Paschoal Guimarães e Lúcia Maria Bastos Pereira das Neves, sua origem encontra-se na constituição do grupo de pesquisa Idéias, cultura e política na formação da nacionalidade brasileira, registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (GRPesq), desde 1997. Congrega especialistas de áreas distintas, que procuram um espaço de reflexão comum em torno do campo da história política renovada e voltam seus estudos para a noção de cultura política e das dimensões do poder simbólico.

 

Atualmente, dois grandes eixos analíticos agregam os estudos e atividades do Laboratório:

  1. Cultura, intelectuais e poder

    Objetivo: promover estudos que privilegiem a análise da relação entre intelectuais e poder, por meio das suas manifestações culturais e práticas políticas.

  2. História, cultura e relações internacionais

    Objetivo: promover estudos que examinem a articulação entre cultura e relações internacionais, privilegiando continuidades e rupturas.

Rua São Francisco Xavier, nº 524, 9º andar, sala 9024, Bloco B. CEP: 20550-013. Rio de Janeiro - RJ, Brasil.

UERJ FAPERJ CNPQ capes

GRUPO DE PESQUISA
CERTIFICADO PELO CNPq

Redes História - Todos os direitos reservados 2011.

Virtual